terça-feira, 26 de junho de 2012

SÃO JOÃO DE SAUDADE por Milton Hênio


Hoje é dia de São João. Nesta época, o nordestino canta, dança e se farta com a boa comida regional como a pamonha, a canjica, o milho verde, bolos etc. Porém, na música, está o ponto alto dos festejos, como o forró, o baião, o xaxado. E nessa música que anima, que entusiasma, está a figura inesquecível do saudoso Luiz Gonzaga, que este ano completa o seu centenário de nascimento.

Ontem, completaria 74 anos o meu caríssimo amigo Humberto Gomes de Barros que partiu há 15 dias para a eternidade, vítima do terrível câncer. Fomos companheiros na adolescência, nas brincadeiras lá no Parque Gonçalves Lêdo, e o Beto, como o chamávamos, conseguiu com sua inteligência, simpatia e modéstia, galgar o elevado título de ministro do Superior Tribunal de Justiça, onde ganhou prestígio e projetou o nome de Alagoas. Em sua posse na Academia Alagoana de Letras, pois é autor de vários livros, Beto recorda os momentos vividos com os demais amigos lá no Farol.


Partiu numa época em que ele adorava viver e recordar. Assim é a vida. Ele deixou a todos os que aprenderam a admirá-lo uma lição de honradez, de dignidade profissional e fidelidade às suas convicções. Que ele descanse em paz!

Luiz Gonzaga, no seu repouso eterno, deve estar dizendo: “Acorda, povo, que São João chegou!”. Acorda “sanfoneiro macho”, desperta “assum preto”, e vem cantar sob o “luar do Sertão”.

A música faz parte dos festejos juninos de forma admirável. E Luiz Gonzaga é o sinônimo de festas juninas. Até hoje, depois de tantos anos falecido, suas encantadoras músicas não deixam de ser ouvidas em todos os lugares onde se comemora o São João.

Asa Branca, Feira de Caruaru, São João na Roça, e tantas outras que alegram o viver do povo nordestino nesses dias de junho.

O tempo foi passando e as pessoas foram se sucedendo como se sucede uma guarda.
 O Parque Gonçalves Lêdo era o sonho de nossas vidas; brincadeiras, jogos de pião, de futebol entre os eucaliptos, passeios de bonde e as inesquecíveis festas de Santo Antônio e São João.

Eu tenho uma saudade imensa do São João da minha infância. As fogueiras enchiam as ruas, pois não tinha pavimentação. Toda casa tinha uma. Quando restavam só brasas começava a cerimônia dos compadres e comadres. “São João dormiu, São João acordou. Vamos ser compadres que São João mandou”.

Aquela felicidade passou, porém, no meu coração a fogueira da saudade continua ardendo sempre.

GAZETA DE ALAGOAS – DOMINGO – 24/06/2012

Nenhum comentário: