quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

MENSAGEM por Cláudio Diegues

Prezado Lelé.

Receba e transmita a todos “Meninos da Avenida” meus parabéns pela iniciativa de publicar bons pedaços da história e recordações que, realmente, merecem ser preservadas e colocadas ao conhecimento das gerações que nos sucederam. Permito-me pedir que eu seja incluído como um dentre outros “meninos” que curtiram àquela época de ouro. Por força de oportunidade profissional de meu pai, Prof. Diegues Junior, tivemos que deixar Maceió, em 1945, para morar no Rio de Janeiro. Todavia, o amor pela terra natal, permaneceu intacto, incutido de forma sublime e constante de nossos pais, tanto que passamos tal paixão para filhos e netos que têm em Maceió, o lugar preferido para as férias.

Embora pouco assíduo, permito-me também dizer que participei da “turma da Avenida da Paz”, onde nasci. E assim transmito algumas passagens gratas e alegres, sem qualquer pretensão de divulgação – fica a seu critério – mas, se possível, guardadas no baú dos bons momentos.

- A família, depois da transferência, voltou pela primeira vez, para as férias de verão de 1951 e ficou hospedada na casa de Creusa e Ulisses Braga, ela irmã de minha mãe. Além das divertidas peladas na praia, das brincadeiras diversas ao longo da Avenida e no Coreto, lembro-me bem da festa popular que foi a posse, em 31 de janeiro daquele ano, do Governador Arnon de Melo. Naquele dia fomos almoçar na casa do casal Maria Júlia e José Lamenha, na rua Boa Vista ( se não me falha a memória) e de lá íamos a pé para a praça dos Martírios. Foi a primeira vez que vi “teço-tecos” soltando “santinhos” e o povo ávido para pegar pelo menos um deles. Foram muitos passeios, também: Coqueiro Seco ( do outro lado da lagoa, se atravessa de canoa!); Jatiúca, no sítio de meu padrinho Theo Brandão; Jacarecica, na casa de Da. Vega e Sr. Benedito Bentes; e.vários outros para não ser muito extenso.

- voltamos em 1952, hospedados na mesma casa, renovando todos os passeios, os banhos de mar, as peladas e as brincadeiras. Mas ficaram bem guardadas na minha memória, três festas: o aniversário de 40 anos de Tio Ulisses, com banda de música “ao vivo” e muita gente; o aniversário em sua casa, creio que do Carlito, com uma tarde inteira de frevos e brincadeiras, perante a santa paciência de Da. Zeca e do General Mário Lima. A terceira foi a matinê da Fênix, num dia de carnaval, ocasião em que “funguei” pela primeira vez o odor maravilhoso de uma lança Rodouro, que a principio era para “curar uma terrível dor de dente”.

- Após estas duas primeiras viagens somente voltei a Maceió, desta feita para as férias de julho de 1956 e 1957. Estive esporádicamente, diversas vezes na “terrinha querida” e, a partir de 2002, tornei-me proprietário de um apartamento, incentivado pela minha esposa Leila, a carioca mais alagoana que conheço! Repare que, nesta mensagem não citei o nome de nenhum menino da avenida. Porém, como uma homenagem singela e de saudade, cito Werther Wanderlei, que as custas de uma lamentável fatalidade tornou-se meu amigo. Internado no Hospital do Exército, em São Cristóvão, bairro do Rio de Janeiro, eu e mamãe íamos busca-lo todos os domingos para passar o dia lá em casa. Homem de personalidade forte e saudável, apesar de tudo, tocava gaita e cantava e ensaiávamos alguns composições que não deram certo.

Caso seja possível ou você ache oportuno, tenho outras histórias, inclusive com nomes e participantes, que poderei enviar. Receba meu abraço, extensivo a todos “Meninos da Avenida” e, na próxima vez que estiver em Maceió, tentarei um contato.

Cláudio Antonio Fontes Diegues

Brasília, 08 de fevereiro de 2012.

Nenhum comentário: